Quem tem medo de música clássica?

15 06 2008

Quando se fala em orquestra raramente pensa-se em jovens, adolescentes reunidos, bonés embaixo da estante, obras de Bach misturadas com partes do Metálica. Um fenômeno pouco comum, entretanto, vem acontecendo em São Paulo. O numero de orquestras jovens na cidade tem aumentado exponencialmente nos últimos tempos. São orquestras novas, em sua maioria pagas, que vêm se misturando com as já tradicionais filarmônicas jovens da cidade.

bachiana jovem

Hoje já são 7 orquestras que remuneram seus musicistas iniciantes, elas realizam processos de seleção e ensaiam em geral de 2 a 3 vezes por semana, ou seja, exigem mesmo dedicação de profissional. É o caso da Orquestra Bachiana Jovem, criada em 2007, formada por 35 jovens de várias classes sociais, regida pelo maestro Ênio Antunes e supervisionada pelo renomado pianista João Carlos Martins. A “Bachianinha”, como é chamada, se apresenta junto a Martins em concertos contratados e beneficentes. Em 2007 mesmo a orquestra se apresentou Praça Aprendiz, Praça da Sé (Virada Cultural), e em diversos CEUs da capital (em projeto patrocinado pela Votorantim em parceria com a Secretaria Municipal de Educação).

Existem ainda orquestras mais antigas como a da Escola Municipal de Musica de São Paulo (EMM SP), conduzida pela conhecida professora de musica e regente Gretchen Miller. A orquestra jovem da Municipal, que ensaia uma vez por semana (às 4as feiras) na própria sede da Escola, é formada principalmente por alunos da EMM mas aceita integrantes de fora também. Para os mais novos, existe ainda a orquestra infanto-juvenil da EMM SP, que ensaia logo após a jovem, no mesmo dia e local! As orquestras da Escola Municipal não remuneram seus musicistas, mas proporcionam um real aprendizado de repertório e experiência musical.

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: