Trilha sonora de novela de internet

16 06 2008

Quem freqüenta a homepage da UOL, já viu nos últimos dias a chamada para a série Lisa e Mina. Com o mote de “garotas procuram garotos”, a novela para internet, dirigida por Hélio Ishii e produzida pelo Núcleo Virgulino já acumulas milhares de pageviews no Youtube, no Videolog do Uol e no site oficial.

Mas, além do formato inovador, da história, das atrizes, enfim, da parte cênica do negócio, um aspecto chama muito a atenção: a trilha sonora. E a dona da voz das canções dos – pelo menos – 20 primeiros capítulos é a cantora nipo-america-brasileira, Haikaa Yamamoto.

Nunca ouviu falar? Então não sabe o que está perdendo.

Cross Culture Music

Nascida na cidade de Santana do Itararé, Haikaa viveu tanto no Japão como nos EUA. Seu primeiro trabalho como cantora profissional foi como integrante da banda “Girls Club”, que chegou a lançar um CD pela Sony Japan. Depois disso, estudou em uma universidade dos Estados Unidos antes de retornar ao Brasil.

Ou seja, sua vida pode ser resumida em três países: Brasil, Japão e Estados Unidos. E é essa mistura que ela tenta mostrar em seu trabalho. E não é só três idiomas, são ritmos, instrumentos e técnicas que englobam os três países.

Para batizar esse seu estilo próprio, Haikaa chama seu ritmo de “Cross Culture Music”.

Música na internet

Além da trilha sonora de Lisa e Mina, é possível conhecer mais o trabalho de Haikaa em sua página do Projeto Abril no Centenário da Imigração Japonesa, no seu hotsite do Nippo-jovem e em seu perfil do MySpace – nesses dois últimos, você pode fazer downloads das músicas em Mp3 também.

Lisa e Mina

E já que eu falei lá no começo, deixa eu voltar e explicar melhor. Lisa e Mina é uma novela de internet que começou a fazer sucesso no Youtube há um tempo atrás. Até hoje já foram lançados 23 capítulos mas parece que a história está longe de chegar ao fim.

O enredo gira em torno de duas amigos, Lisa (Liana Naomi) e Mina (Evelyn Matsuoka) que fazem uma lista de pretendentes para a primeira vez de Lisa. Mas isso é só o centro da história, paralelamente, há os dramas familiares de Lisa, que contam com a mudança da família dela para o Japão, seu fracasso no vestibular, entre outros.

Tem umas tomadas de câmeras bem inusitadas, além de um ritmo diferente, muitas vezes embalado pela voz da Haikaa. Assista abaixo o primeiro capítulo da série que dá um panorama geral da história, além de usar bastante a trilha sonora.

Para ver os outros capítulos, clique aqui.

Por Nádia Kaku

Anúncios

Ações

Information

2 responses

16 06 2008
Alexandre

Interessante!
Acho que as novas formas de “comunicação social” estão surgindo por uma demanda prévia/ terreno fértil (como postulava Raymond Williams, sabe?) . Não dá mais pra crer naquela versão linear de emissor-receptor.
Só não podemos cair na ilusão de que todos têm acesso aos meios…
Ele ainda precisa ser democratizado…
A questão é quando os sem-cd formam o msc (“movimento dos sem-cd”) e a suposta “aura” por não pertencerem à “Indústria Cultural” se perde…
Apocalíptico? hehe…
Ih… isso rende…
Mas a proposta é boa!!!

22 11 2008
Mauro de Anhaia

Ola parabens, navegando na net ai onde eu deparei com vcs
eu morando aqui nos ESTADOS UNIDOS vendo como e gostoso saber que
SANTANA DO ITARARE ja nao e mais aquela cidadisinha desconhecida
tenho ogulho de ser BRASILEIRO,PARANAENSE,E pricipalmente
SANTANENSE amo minha terra
um grande abraco parabens…
mauro de anhaia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: